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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
PEIXOTO, Tiago André dos Santos Martins; PEIXOTO, Nuno Miguel dos Santos Martins; PINTO, Cândida Assunção Santos e SANTOS, Célia Samarina Vilaça de Brito. Validação de uma intervenção educacional em enfermagem para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21052. Epub 01-Jun-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21052.
Enquadramento:
Os sobreviventes de cancro representam um grande desafio para os sistemas de saúde, pela escassez de planos assistenciais a estas pessoas.
Objetivo:
Validar a estrutura e o conteúdo de uma intervenção educacional em enfermagem (intervenção complexa) para promover a adaptação dos sobreviventes de cancro.
Metodologia:
Utilizou-se a técnica e-Delphi modificada, ao longo de três rondas, através de questionários online.
Resultados:
Um conjunto de 27 peritos validaram a inclusão de 33 itens relativos à estrutura e 177 itens relativos ao conteúdo. A intervenção educacional deve ser realizada ao longo de cinco a oito sessões, individualmente, com a possibilidade de integrar um familiar significativo, e de dinâmicas de grupo, integrando os quatro domínios propostos: Adaptação, Atitude/Coping, Emoção/Ansiedade e Recursos.
Conclusão:
O consenso alcançado é essencial para evidenciar o papel dos enfermeiros nesta fase da doença oncológica e para viabilizar a avaliação da eficácia da intervenção educacional em desenvolvimento.
Palavras-chave : enfermagem; neoplasias; sobrevivência; adaptação psicológica; educação de pacientes como assunto; educação em saúde.