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Ex aequo
versão impressa ISSN 0874-5560
Resumo
ALMEIDA, Viviane; ZANETE, Renata Flaiban e MACEDO, Lurdes. Autoria em Margot Dias pela lente revivescente da pós-memória. Ex aequo [online]. 2023, n.47, pp.117-136. ISSN 0874-5560. https://doi.org/10.22355/exaequo.2023.47.09.
Este artigo procura ensaiar a hipótese de a autoria de Margot Dias (1908-2001), etnóloga autodidata e precursora, em Portugal, do uso do filme etnográfico na investigação antropológica, ser de maior dimensão do que tem vindo a ser reconhecida. Ao ser trazida à luz pelos trabalhos da antropóloga e cineasta Catarina Alves Costa (n. 1967), a obra em nome próprio desta etnóloga revela-se autónoma em relação à do seu marido, o antropólogo Jorge Dias (1907-1973). A relação estabelecida entre as duas mulheres, já no final da vida de Margot Dias, bem como a metodologia aplicada no trabalho que desenvolveram juntas, apontam para que o contributo de Catarina A. Costa seja entendido à luz de um processo de constituição de pós-memória.
Palavras-chave : Autoria feminina; Margot Dias; Catarina Alves Costa; filme etnográfico; pós-memória.