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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Resumo
TEODORO, António. Crítica e utopia, ou uma pedagogia da possibilidade na construção de políticas de educação democráticas. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2014, n.26, pp.125-139. ISSN 1645-7250.
Nas últimas duas décadas do século XX, assistiu-se à afirmação de um novo senso comum nos discursos e nas políticas públicas de educação, baseado numa redução dos conceitos de democracia às práticas de consumo, de cidadania a um individualismo possessivo e de igualdade ao ressentimento e medo do outro. O centro da construção desse discurso encontra-se na transferência para o mercado - e não, como antes, nas políticas democráticas - da verdadeira esfera da liberdade. Neste texto, ensaiamos responder à questão central que se põe nos nossos dias quando se procura uma alternativa teórica e prática à globalização neoliberal : É possível, atualmente, edificar as bases de um novo senso comum capaz de ajudar a formular um programa educativo de um novo bloco social interessado em promover (e em realizar) políticas progressistas de paz, justiça social, felicidade e liberdade ? Na resposta, fazemos apelo a conceitos de Jurgen Habermas, Ulrich Beck e Boaventura de Sousa Santos para analisar um outro programa político e a sua base de apoio, capaz de dar esperança e capacidade de edificação de um outro mundo possível.
Palavras-chave : políticas de educação; globalização cosmopolita; utopística; cosmopolitismo metodológico; Estado cosmopolita; Europa.