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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território
versão On-line ISSN 2182-1267
Resumo
DESSE, René-Paul. Quelle résilience pour les espaces commerciaux? Le cas français. GOT [online]. 2014, n.6, pp.45-69. ISSN 2182-1267. https://doi.org/10.17127/got/2014.6.005.
A resiliência pode ser entendida como a capacidade que um sistema tem de conservar as suas estruturas principais perante perturbações. No caso do comércio, uma concorrência forte e/ou a transformação do comportamento dos consumidores podem constituir perturbações com as quais os comerciantes são confrontados, num determinado espaço: centro de cidade, pericentral, periferias. As modificações do sistema comercial e do sistema podem somar-se a estas, dificultando a análise da resiliência comercial. Além disso, a complexidade dos fenómenos torna ilusória qualquer tentativa de modelizar a resiliência do aparelho comercial de uma cidade, vista na sua globalidade. No entanto, ela pode ser útil à compreensão das transformações dum determino território urbano, além do que a resiliência, como instrumento estratégico, é em si mesmo um campo de pesquisa a aprofundar no domínio dos espaços comerciais.
Palavras-chave : Resiliência comercial; resiliência dos espaços comerciais; resiliência da grande distribuição.