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GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território
versão On-line ISSN 2182-1267
Resumo
FREITAS, Rui e ALMEIDA, Marisa. O pensamento geográfico nos alunos do ensino básico, com base na taxonomia do pensamento espacial. GOT [online]. 2014, n.6, pp.135-152. ISSN 2182-1267. https://doi.org/10.17127/got/2014.6.009.
A disciplina de Geografia possui uma componente descritiva através da qual se observam os processos de construção do pensamento geográfico dos alunos e as suas estruturas de conhecimento. A análise das descrições e interpretações geográficas dos alunos do Ensino Básico, de Escola Dr.º Francisco Sanches, em Braga, teve como intuito observar a tipologia de conceitos espaciais, representações e raciocínios que os alunos mobilizam na formulação do pensamento geográfico. Através da taxonomia do pensamento espacial de Jo e Bednarz (2009) constatou-se a prevalência de conceitos espaciais simples, a utilização de representações geográficas e a mobilização de processos cognitivos de nível inferior e intermédio. Foi ainda observada a realização de inferências e a resolução das atividades de modo autónomo e criativo.
Palavras-chave : educação geográfica; descrições e interpretações geográficas; pensamento espacial; taxonomia.