Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território
versão On-line ISSN 2182-1267
Resumo
MOCO, Susana; VENTURA, José e MALHEIRO, Manuela. Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática. GOT [online]. 2016, n.10, pp.233-240. ISSN 2182-1267. https://doi.org/10.17127/got/2016.10.011.
Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.
Palavras-chave : Cidadania; Educação Ambiental; Alterações Climáticas; Desenvolvimento Sustentável.