SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Terapêutica farmacológica com SGLT2i no controlo da diabetes mellitus tipo 2 e na obesidade associadaAssociação entre um anticoncecional oral combinado e o eritema nodoso: um relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

versão impressa ISSN 2182-5173

Resumo

PEREIRA, Pedro  e  SANTOS, Maria Luísa. Glossite migratória benigna: um relato de caso. Rev Port Med Geral Fam [online]. 2024, vol.40, n.2, pp.159-162.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 2182-5173.  https://doi.org/10.32385/rpmgf.v40i2.13928.

Introdução:

A glossite migratória benigna pode ser facilmente confundida com diagnósticos diferenciais que mimetiza com potencial prognóstico desfavorável se não identificados atempadamente - embora seja um achado comum na população geral, com uma prevalência estimada de até 3% em indivíduos saudáveis na população geral a nível mundial -, sendo importante o seu reconhecimento precoce.

Descrição do caso:

Homem de 22 anos, com antecedentes pessoais de perturbação de ansiedade generalizada e ataques de pânico, recorre a consulta de doença aguda nos cuidados de saúde primários por queixas de lesões na face superior e bordos laterais da língua com cerca de dois meses de evolução, com sensação de queimadura perante alimentos quentes e com evolução flutuante. O utente apresentava estudo analítico extenso sem alterações relevantes e ao exame físico eram objetiváveis as referidas alterações na mucosa jugal. Tendo sido já tratado com antifúngicos orais sem sucesso e dado o aspeto característico foi assumido o diagnóstico de exclusão de glossite migratória benigna e tranquilizado o utente.

Comentário:

A glossite migratória benigna (GMB) é uma entidade clínica relativamente comum na população geral saudável (prevalência de 1 a 3%), de base inflamatória crónica que afeta a língua e mucosa jugal adjacente, habitualmente com evolução flutuante e crónica. Apesar da sua benignidade e de geralmente ser assintomática, os sinais associados podem ser uma causa significativa de preocupação e ansiedade nos doentes, contribuindo para uma diminuição na qualidade de vida na ausência de tranquilização por parte do médico assistente.

Palavras-chave : Glossite migratória benigna; Língua geográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )