Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sisyphus - Journal of Education
versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640
Resumo
SILVA, Janaina Marques et al. Fatores Críticos que Contribuíram para o Sucesso na Conclusão do Percurso Formativo de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Formação Profissional no Brasil. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.83-107. Epub 01-Maio-2024. ISSN 2182-8474. https://doi.org/10.25749/sis.30661.
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi identificar fatores críticos que contribuíram para o sucesso na conclusão dos percursos formativos de um grupo de egressos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Formação Profissional no nível secundário brasileiro. Foi aplicada a análise de conteúdo dos dados obtidos através de entrevistas semi-dirigidas com dez egressos. Exploramos a noção de posicionamento, enquanto fenômeno social que circunscreve a posição que um indivíduo ou grupo ocupa num dado sistema social (Bernstein, 1996) em consonância com as disposições socioafetivas e cognitivas relacionadas com os processos de prazer/desprazer presentes no contexto escolar e com as representações e conceções do conteúdo, respetivamente (Bourgeois, 1999). Os resultados apontam para a elevação do posicionamento em estruturas hierárquicas circunscritas pela escolaridade, aprendizagem, conhecimento, relações sociocognitivas e perspectiva profissional, as quais estão correlacionadas com o desenvolvimento de disposições socioafetivas e cognitivas nas dimensões motivações, aspirações, valores adequados e características curriculares, nomeadamente aprendizagem colaborativas e metodologia de ensino.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO DE ADULTOS; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; POSICIONAMENTO; DISPOSIÇÕES SOCIOAFETIVAS E COGNITIVAS; SUCESSO ESCOLAR..