SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Cessação Tabágica em Fumadores Ligeiros: RevisãoOxigenoterapia Hiperbárica como Terapêutica Complementar para a Osteorradionecrose da Mandíbula: Fútil ou Útil? - Uma Revisão da Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Gazeta Médica

versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628

Resumo

MARQUES, Ana Borges dos Santos  e  VIEIRA, Cecília Fernandes. Probióticos na Prevenção de Otite Média Aguda em Idade Pediátrica: Uma Revisão Baseada na Evidência. Gaz Med [online]. 2024, vol.11, n.1, pp.21-27.  Epub 28-Mar-2024. ISSN 2183-8135.  https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.729.

A otite média aguda (OMA) é uma patologia frequente em idade pediátrica, associando-se a elevada prescrição de antibióticos e importantes custos socioeconómicos. A utilização de probióticos revelou-se benéfica e segura noutras infeções. O presente trabalho pretendeu avaliar a associação entre os probióticos e a prevenção da ocorrência e diminuição do impacto da OMA em idade pediátrica. Para o efeito realizou-se uma pesquisa sobre o tema nas principais bases de dados de medicina baseada na evidência, tendo-se selecionado uma revisão sistemática com meta-análise e dois ensaios clínicos. Os artigos incluídos sugerem que os probióticos são eficazes na prevenção da OMA em idade pediátrica, com bom perfil de segurança. No entanto, os estudos são heterogéneos e mostraram resultados inconsistentes, classificando-se a força de recomendação como B pela escala SORT. As estirpes eficazes e a melhor posologia carecem de determinação em estudos de maior qualidade metodológica, dimensão e duração.

Palavras-chave : Criança; Otite Média aguda; Probióticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )