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Gazeta Médica
versão impressa ISSN 2183-8135versão On-line ISSN 2184-0628
Resumo
FERNANDES, Carolina Freitas; GONCALVES, Carolina Ferreira e SOUSA, Paulo Rego. Dificuldades de Aprendizagem e Epilepsia: A Propósito de um Caso Clínico. Gaz Med [online]. 2024, vol.11, n.1, pp.59-63. Epub 28-Mar-2024. ISSN 2183-8135. https://doi.org/10.29315/gm.v1i1.707.
Síndrome de Landau-Kleffner (SLK) é uma epilepsia da idade pediátrica, caracterizada por agnosia verbal auditiva e alteração eletroencefalográfica grave. Manifesta-se entre 3-7 anos de idade, 20% sem convulsões.
Rapaz de 6 anos, normal desenvolvimento psicomotor, inicia dificuldades de compreensão do significado das palavras, por vezes com discurso incoerente e dificuldades de novo da escrita (caligrafia irregular, erros ortográficos). Na avaliação neurológica com perda de linguagem compreensiva com agnosia verbal auditiva, dificuldades de motricidade fina e coordenação grafo-motora. Após suspeição clínica, o diagnóstico de SLK foi confirmado pelo vídeo-eletroencefalograma (EEG) noturno: abundante atividade paroxística de pontas e ponta-onda fronto-centro-temporal bilaterais e independentes, exacerbada no sono, de forma quase contínua. Inicialmente medicado com ácido valpróico e clobazam, sem melhoria, iniciou prednisolona, com melhoria da linguagem, escrita e normalização do EEG.
É importante o conhecimento desta síndrome para diagnóstico diferencial com outras perturbações neurológicas, especialmente as dificuldades de aprendizagem específica.
Palavras-chave : Anticonvulsivantes; Criança; Deficiências da Aprendizagem; Síndrome de Landau-Kleffner.