Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Resumo
SEPULVEDA, Rita e VIEIRA, Jorge. Motivações para o uso de aplicações de online dating no contexto português: a relevância dos turning points. Anál. Social [online]. 2020, n.235, pp.300-330. ISSN 0003-2573. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2020235.04.
Este artigo pretende contribuir para a discussão dos usos de soluções de online dating, concretamente na contextualização das motivações que conduzem a essa prática, focando-se nos turning points ao longo das trajetórias de vida dos utilizadores. Para tal, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, realizando-se entrevistas semiestruturadas a 27 utilizadores portugueses da aplicação Tinder. Através da mesma, a presente investigação fornece dados respeitantes às motivações e à sua contextualização. Entre elas contam-se: socializar, procurar um relacionamento ou alguém com quem ter sexo. Estas motivações são contextualizadas por um conjunto de eventos entre os quais: término de um relacionamento, mudança de local de residência ou acontecimentos no âmbito do círculo de amigos que catalisam o uso de soluções de online dating.
Palavras-chave : turning points; Tinder; motivações; online dating.