SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número247Religião e políticas de moralidade em Portugal: dos argumentos às estratégias de intervenção.Sobreposição de liderança e ligações partido-grupo: provas do caso português. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

BARROS, Antonio Teixeira de. A emergência de partidos ecológicos nos países lusófonos: paralelos entre Brasil e Portugal. Anál. Social [online]. 2023, n.247, pp.322-362.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/as00032573.2023247.06.

Este artigo analisa comparativamente as origens dos partidos ecológicos no Brasil e em Portugal. O foco do estudo são os perfis partidários, as suas pautas e posicionamentos quanto à sustentabilidade ambiental. Para tanto, faz-se uma análise dos programas atuais de seis partidos ecológicos brasileiros e portugueses, três de cada país. As conclusões mostram que predominam os perfis partidários de orientação sistémica, que consideram as várias dimensões da sustentabilidade, tais como a económica, a social, a ecológica, a cultural e a espacial. Em todos os perfis partidários, o Estado é considerado o ator principal no âmbito da governança ambiental.

Palavras-chave : partidos políticos; partidos ecológicos; ambientalismo partidário; Brasil; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )