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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
GARCIA-MARQUES, Teresa e LOUREIRO, Filipe. Dispositional beliefs regarding “affect as information” determine the perception of persuasive self-efficacy. Aná. Psicológica [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.73-86. ISSN 0870-8231. https://doi.org/10.14417/ap.1098.
Este artigo aborda a relação entre a crença de que os sentimentos nos informam sobre a validade de uma reivindicação/afirmação e a crença da eficácia de uma estratégia persuasiva sobre o próprio. O estudo apresentado pediu aos participantes que selecionassem de um conjunto de características de um contexto persuasivo as que poderiam ter capacidade de os persuadir. A análise dos resultados demostra que as seleções dos participantes agruparam as características persuasivas em características de foro cognitivo e características de foro afetivo ou experiencial. Medidas individuais quer de necessidade de cognição quer de fé na intuição não explicaram a tendência dos participantes em escolher mais um tipo de características do que outro. Esta seleção parece, antes, ser determinada pela crença manifestada pelos participantes de que os nossos sentimentos e afetos nos informam sobre a validade ou qualidade da reivindicação/afirmação persuasiva.
Palavras-chave : Afeto como informação; Persuasão; Personalidade racional e experiencial.