Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Rev. Port. de Educação v.20 n.1 Braga jan. 2007
Governar a educação, diversidade nacional e as cidadanias globalizadas na Grã-Bretanha
Clementina Marques Cardoso
Universidade de Lisboa, Portugal
University of Bristol, UK
Resumo
Este é um contributo introdutório à questão da diversidade social que pretende demonstrar o uso das classificações de grupos enquanto instrumento de políticas sociais e a importância das classificações enquanto componente dos processos de governo e de gestão da diversidade social na Grã-Bretanha. A segunda parte do artigo salienta os problemas inerentes às classificações, ao seu uso e às suas consequências e discute as características principais do e as contradições inerentes ao debate relativo à problemática da gestão da diversidade social.
Palavras-chave
Categorização; Conhecimento; Padrões de ensino; Multiculturalismo; Politicas sociais
Governing education, national diversity and globalised citizenship in the Great-Britain
Abstract
This is an introductory contribution to the issue of social diversity aimed at demonstrating the use of classifications as an instrument of social policy and the importance of classifications as a component of processes of governance and management of social diversity in the Great-Britain. The second part of the article highlights the problems of using classifications and their consequences and discusses the main characteristics of and the contradictions present in the debate relating to the problematic of managing social diversity.
Keywords
Categorisation; Knowledge; Education standards; Multiculturalism; Social policies
Le government de l'education, diversité nationale et la citoyenneté globalisé dans la Gran-Bretagne
Résumé
Cette contribution est une introduction à la question de la diversité sociale pour démontrer l'utilisation des classifications comme instruments de politique sociale et l'importance des classifications comme composant des processus du gouvernement et de la gestion de la diversité sociale à la Gran Bretagne. La deuxième partie de l'article accentue les problèmes d'employer des classifications et leurs conséquences et discute les caractéristiques principales de et les contradictions au coeur de la discussion concernant le problématique de gestion de la diversité sociale.
Mots-clé
Categorisation; Connaissance; Normes; Multiculturalism; Politiques sociales
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text only available in PDF format.
Referências
BLACK, Jeremy (1997). Maps and Politics. London: Reaktion Books Ltd. [ Links ]
COMMISSION FOR RACIAL EQUALITY (2006). Integration, Multiculturalism and the CRE. Disponível em www.cre.gov.uk/diversity/integration/index.html. Acedido em 10/10/2006.
COMMISSION FOR INTEGRATION AND COHESION – CIC (2005). CRE Response. Disponível em www.cre.gov.uk/downloads/commission_integrationandcohesion.doc. Acedido em 12/07/06.
DEPARTMENT FOR EDUCATION AND SKILLS (2006). The Five Year Strategy for Children and Learners: Maintaining the Excellent Progress. Disponível em www.dfes.gov.uk/publications/5yearstrategyprogress/docs/5yearstrategy-maintexcell.pdf. Acedido em 12/03/05.
DEPARTMENT OF EDUCATION FOR NORTHERN IRELAND (2001). Equality Scheme for the Department of Education. Disponível em www.deni.gov.uk/pdf_of_equality_scheme.pdf. Acedido em 21/05/06
DAWKINS, Richard (2006). The God Dilusion. London: Bantam Press.
HOME OFFICE (2005). Improving Opportunity, Strengthening Society, White Paper. London: Home Office. Disponível em www.homeoffice.gov.uk/documents/ improving-opportunity-strat?view=Binary. Acedido em 12/02/2006.
LEFEBVRE, Henri (1991). The Production of Space. Oxford: Blackwell Publishing.
LONDON EQUALITIES COMMISSION (2007). State of Equality in London Final Report. London: Greater London Authority. Disponível em www.london.gov.uk/mayor/ equalities_commission/docs/state-of-equality-in-london1.pdf. Acedido em 03/06/07
MARQUES CARDOSO, Clementina (2005). O Público no privado e o privado no público em Portugal e em Inglaterra. In V. Peroni & T. Adrião (Orgs.), O Público e o Privado na Educação: Interfaces entre Estado e Sociedade. São Paulo, Brasil: Editora Xamã.
MACHADO, Fernando Luis (2001). Contextos e percepções de racismo no quotidiano. Sociologia, nº. 36, pp. 53-80.
N’GANGA, João Paulo (1995). Preto no Branco. A Regra e a Excepção. Porto: Afrontamento
OFFICE OF THE DEPUTY PRIME MINISTER (2006). State of the English Cities, Vol. 1. London: ODPM.
PERFORMANCE AND INNOVATION UNIT (2001). Ethnic Minorities and the Labour Market. Interim Analytical Report. Disponível em http://www.cabinetoffice. gov.uk/strategy/downloads/files/interim.pdf Acedido em 23/11/05.
PHILLIPS, Trevor (2006). Talk now or reap the whirlwind, Sunday Times, 22 de Outubro. Disponível em www.timesonline.co.uk/tol/news/article608383.ece Acedido em 01/11/2006.
THE GUARDIAN (2006). Race and Faith: A New Agenda. Disponível em //commentisfree.guardian.co.uk/new_generation_network/2006/11/why_we_need_a_new_discourse_on.html. Acedido em 20/11/06.
Recebido em Janeiro, 2007
Aceite para publicação em Maio, 2007
Toda a correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para: Clementtina Marques Cardoso, e-mail: c.marquescardoso@bristol.ac.uk