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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
SCHNEIDER, Marilda Pasqual e NARDI, Elton Luiz. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.7-28. ISSN 0871-9187.
O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir o desempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência o conceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.
Palavras-chave : IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educação.