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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
REDON PANTOJA, Silvia María; VALLEJOS SILVA, Natalia e ANGULO RASCO, José Félix. Educação cidadã e abandono escolar: a cidadania negada. Rev. Port. de Educação [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.5-22. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.14753.
O artigo que apresentamos expõe as contradições entre a formação para a cidadania e o abandono escolar. A primeira parte analisa as iniciativas curriculares na política educacional chilena no que diz respeito à formação para a cidadania na escola desde os anos 90 até ao ano de 2016. Na segunda parte, aborda-se o abandono escolar e a realidade quotidiana dos sujeitos que abandonam a escola e se sentem abandonados por ela, em contraste com o discurso curricular oficial. A experiência de uma cidadania negada, não sendo “parte da parte” e não podendo beneficiar do grande direito à educação, é visível nas matrizes emergentes resultantes da análise do discurso de entrevistas com jovens em risco de abandono no Chile (no norte, centro e sul do país).
Palavras-chave : Cidadania; Currículo de educação para a cidadania; Abandono escolar.