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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
FREITAS RIBEIRO, Natércia; MONTE ALVARENGA, Elenice e GALASSO, Bruno J. B.. Programa de monitoria como estratégia de permanência e êxito para estudantes com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí: Um relato de experiência. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.1, pp.65-83. Epub 18-Jul-2022. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.20758.
O programa de monitoria pode ser caracterizado como uma estratégia institucional para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio de uma atividade discente que favoreça a integração curricular em seus diferentes aspectos. Dessa forma, a pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento do programa de monitoria implementado em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) como estratégia de permanência para estudantes com deficiência visual. Trata-se de um relato de experiência do tipo qualitativo, envolvendo a pesquisa documental. Inicialmente, foram analisados os Editais de monitoria elaborados pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) desse campus, durante o período de 2017 a 2019, bem como as políticas e regulamentos que nortearam sua elaboração. Em seguida, verificou-se a relevância do programa de monitoria para a formação de estudantes com deficiência visual, a partir dos relatórios de atividade preenchidos por monitores e estudantes auxiliados. Os resultados da pesquisa apontam que os editais que regulamentam o programa foram aperfeiçoados ao longo dos anos e que os monitores são essenciais no plano estratégico de acessibilidade para os estudantes com deficiência visual. Além disso, outros ganhos na formação dos estudantes foram observados com a realização do programa de monitoria, como a melhoria do rendimento acadêmico, o acesso a experiências de ensino e aprendizagem, o diálogo, a socialização e o desenvolvimento humano.
Palavras-chave : Deficiência visual; Monitoria; Permanência e êxito; NAPNE..