Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Sociologia
versão impressa ISSN 0872-3419
Resumo
COELHO, João Vasco. Ser (um) expatriado, numa empresa: uma obrigação, uma distinção, um parêntese. Sociologia [online]. 2019, vol.37, pp.51-69. ISSN 0872-3419. https://doi.org/10.21747/08723419/soc37a3.
A ambivalência de representação de uma expatriação, uma prática de prestação de trabalho observável em contextos de internacionalização de empresa, constitui o horizonte de problematização da pesquisa reportada pelo presente artigo. Vinte e quatro casos individuais de expatriação observados no âmbito da internacionalização de cinco empresas dotadas de génese ou presença nacional, constituem a referência empírica da pesquisa. Enquanto experiência vivida, regista-se que ser (um) expatriado, numa empresa, corresponde a uma situação de trabalho pela qual se despoletam ou consumam motivos individuais divergentes. Três tipos de experiência individual de expatriação são, a este respeito, descritos e distinguidos.
Palavras-chave : internacionalização de empresas; expatriado; experiência.