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Comportamento Organizacional e Gestão
versão impressa ISSN 0872-9662
Resumo
ANTONELLO, Claudia Simone. Aprendizagem na ação revisitada e sua relação com a noção de competência . Comport. Organ. Gest. [online]. 2006, vol.12, n.2, pp.199-220. ISSN 0872-9662.
Este artigo tem como propósito abordar, discutir e propor, a partir de cuidadosa revisão da literatura e resultados de estudo exploratório, uma concepção que procura estabelecer conexões entre as diferentes definições sobre a aprendizagem experiencial e seu papel no desenvolvimento de competências no contexto organizacional. O estudo desenvolvido investigou os aspectos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências na percepção de universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso de administração. Os resultados revelam: a importância do contexto em que os indivíduos estão inseridos na construção de significados para o processo de aprendizagem; como as situações que surgem no cotidiano podem tornar-se veículo neste processo; e permitem dizer que, para instalar uma cultura de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de competências, é necessária compreensão clara das novas diretrizes de uma tarefa educativa voltada para aprendizagem. Na perspectiva de trazer alguma contribuição o estudo conclui propondo um quadro de referências relativamente integrado para a definição e o papel da aprendizagem na ação no desenvolvimento de competências.
Palavras-chave : Aprendizagem na ação; formação profissional; desenvolvimento de competências; aprendizagem situada; aprendizagem informal.