SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.serV número8Consulta de enfermagem pré-operatória: Implementação e avaliaçãoEfetividade de programas de enfermagem de reabilitação no equilíbrio, marcha e independência funcional em idosos hospitalizados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Enfermagem Referência

versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883

Resumo

ALVES, Leidiane Moreira; SERVO, Maria Lúcia Silva  e  ALMEIDA, Deybson Borba de. Da subjacência à não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional dos enfermeiros. Rev. Enf. Ref. [online]. 2021, vol.serV, n.8, e20180.  Epub 07-Mar-2022. ISSN 0874-0283.  https://doi.org/10.12707/rv20180.

Enquadramento:

O processo de enfermagem é um instrumento de trabalho fundamentado em conhecimentos científicos para planeamento dos cuidados e oportunidade de construção da identidade profissional dos enfermeiros.

Objetivo:

Identificar os motivos da não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional dos enfermeiros.

Metodologia:

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado com 10 enfermeiros que trabalham numa unidade de terapia intensiva neonatal de um hospital público do interior da Bahia, Brasil. A entrevista semiestruturada foi utilizada como técnica de colheita de dados. Para a análise de dados foi utilizada a hermenêutica-dialética, alicerçada no referencial teórico-filosófico de Claude Dubar, com apoio do software Nvivo 11.

Resultados:

Emergiram três categorias: Uma compreensão instrumental tecnicista; Entre a subjacência e a incompreensão; e A procura da identidade e a sua incompreensão.

Conclusão:

A não implicação do processo de enfermagem na construção da identidade profissional desses enfermeiros acontece devido à incorporação mecanizada, rotinizada e não reflexiva do processo de enfermagem no ambiente de trabalho, traduzidas pela incompreensão do processo identitário da profissão.

Palavras-chave : processo de enfermagem; identificação social; enfermeiros e enfermeiras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )