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Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
FERREIRA, Cátia Alexandra Granja et al. Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico. Rev. Enf. Ref. [online]. 2022, vol.serVI, n.1, e21008. Epub 26-Maio-2022. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rv21008.
Enquadramento:
A temperatura corporal é um dos sinais vitais mais avaliados nos cuidados de saúde pediátricos para avaliação e orientação clínica.
Objetivos:
Avaliar a concordância entre a medição da temperatura por via axilar e timpânica em crianças dos 6 aos 36 meses.
Metodologia:
Estudo observacional e descritivo desenvolvido num hospital de nível II, em Portugal. O protocolo de medição da temperatura seguiu as orientações da Direção-Geral da Saúde.
Resultados:
Participaram no estudo 331 crianças. A diferença entre a temperatura timpânica e axilar variou entre os 0,00ºC e os 1,40ºC com uma média de 0,45ºC ± 0,30ºC e uma mediana de 0,50ºC, com uma concordância quase perfeita entre os dois métodos. Observou-se um efeito no valor da temperatura consoante o método utilizado em todas as variáveis estudadas.
Conclusão:
Existe uma concordância quase perfeita entre estes dois métodos de medição da temperatura, não influenciando a tomada de decisão clínica. Dado a maior facilidade de implementação e exequibilidade, as vantagens do método de avaliação via timpânica são superiores ao método tradicional via axilar, pelo que poderá ser implementado como rotina na avaliação da temperatura em crianças dos 6 aos 36 meses.
Palavras-chave : temperatura corporal; termómetros; febre; criança; pediatria; enfermagem.