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Psicologia
versão impressa ISSN 0874-2049
Resumo
SILVA, Khalil da Costa e FRANCA, Dalila Xavier de. Contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância. Psicologia [online]. 2020, vol.34, n.2, pp.1-14. ISSN 0874-2049. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1233.
A investigação sobre o preconceito racial na infância recebeu influência das teorias do desenvolvimento sócio-cognitivo e do desenvolvimento da identidade social, as quais destacaram o papel das habilidades cognitivas e da pertença grupal sobre as manifestações de atitudes raciais nas crianças. O estudo das atitudes preconceituosas na infância, a partir de uma abordagem sócio-normativa, foi impulsionado por pesquisas mais recentes, as quais verificaram que as crianças, tal como os adultos, inibem expressões flagrantes de preconceito. Neste trabalho, as contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância são discutidas a partir de pesquisas que analisam as manifestações de atitudes raciais em crianças como resultado da interação entre uma série de fatores, tais como a percepção da norma da igualdade, a Teoria da Mente e o julgamento moral.
Palavras-chave : normas sociais; racismo; julgamento moral.