Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Toxicodependências
versão impressa ISSN 0874-4890
Resumo
PIRES, Sandra e DURAN, Domingos. Maus tratos infantis e percursos na toxicodependência. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.3-16. ISSN 0874-4890.
Na presente investigação os autores propõem-se avaliar e comparar a prevalência e tipologia de maus tratos infantis numa amostra de 121 sujeitos toxicodependentes (61 homens e 60 mulheres) acompanhados em ambulatório no Centro das Taipas, bem como analisar a relação entre os maus tratos sofridos na infância e os padrões de consumo de substâncias psicoactivas, a serologia do HIV e os comportamentos de risco experimentados ao longo da vida. Os resultados evidenciam uma prevalência elevada de abusos físicos, sexuais e psicológicos na infância e adolescência dos indivíduos adictos e discriminam diferenças entre géneros, sugerindo uma maior incidência de abusos emocionais (rejeição e sobreprotecção maternas) e sexuais nas mulheres e de abusos físicos nos homens. Também indicam uma prevalência significativamente mais elevada de HIV+ e de comportamentos de tentativas de suicídio no grupo de mulheres adictas. Estes dados traduzem importantes implicações preventivas e terapêuticas, na intervenção clínica com toxicodependentes, salientando-se a importância de uma avaliação diagnóstica cuidada da história de maus tratos infantis dos indivíduos com problemáticas de toxicodependência no sentido do delineamento de abordagens terapêuticas específicas, de acordo com as necessidades identificadas.
Palavras-chave : Maus Tratos Infantis; Padrões de Consumo de Substâncias Psicoactivas; Serologia do HIV; Comportamentos de Risco.