Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Toxicodependências
versão impressa ISSN 0874-4890
Resumo
SILVA, Tânia e QUINTAS, Jorge. Consumo de álcool em toxicodependentes em tratamento. Toxicodependências [online]. 2010, vol.16, n.3, pp.45-58. ISSN 0874-4890.
Neste estudo pretende-se caracterizar o consumo de álcool nos toxicodependentes em tratamento bem como as repercussões psicológicas e sociais deste consumo. Foi elaborado um questionário sobre o consumo de substâncias, comportamentos de risco e actividade criminal, e foram também utilizados: The Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT), Cut; Annoyed; Gilty; Eyer (CAGE), The Inventory of Drug Taking Situation (IDTS), Brief Symptom Inventory (BSI) e a Escala do Suporte Social. Dos resultados obtidos, destaca-se a elevada percentagem de toxicodependentes bebebores de risco, com consumo nocivo e dependentes (78% no AUDIT e no CAGE), e o facto de quer a necessidade de consumo, quer as diferentes medidas de frequência de consumo, serem actualmente superiores relativamente ao período anterior ao tratamento. Encontram-se ainda relações positivas significativas entre o consumo de álcool e a adopção de comportamentos de risco. Verificou-se ainda uma relação positiva muito significativa entre os sintomas psicopatológicos e o consumo de álcool. Relativamente ao suporte social, apesar destes indivíduos apresentarem um suporte social diminuto, não é encontrada uma relação significativa entre este e o consumo de álcool.
Palavras-chave : Toxicodependência; Programas de Substituição Opiácea; Consumos de Álcool; Comportamentos de Risco; Sintomas Psicopatológicos; Suporte Social.