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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
CONTREIRAS, Joaquim Pinto; MACHADO, Virgílio Miguel e DUARTE, Ana Patrícia. Responsabilidade social no turismo: O caso do Zoomarine Algarve. TMStudies [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.127-135. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12113.
Este estudo teve um triplo propósito. Primeiro, examinar a opinião de três importantes partes interessadas - empregados, visitantes e membros da comunidade local - sobre as práticas de responsabilidade social empresarial (RSE) do Zoomarine Algarve. Segundo, avaliar as perceções destes públicos relativamente ao impacto das atividades desta empresa no desenvolvimento regional e ao nível da sensibilização ambiental. Terceiro, perceber se as opiniões das partes interessadas relativamente ao envolvimento da empresa em práticas de RSE estão relacionadas com os impactos que são atribuídos ao seu funcionamento. A metodologia envolveu uma pesquisa quantitativa baseada na aplicação de um inquérito a amostras de conveniência dos grupos-alvo (n total=405). Os resultados revelaram que as partes interessadas apresentam uma visão bastante positiva do envolvimento do parque temático em práticas de RSE e consideram que o mesmo contribui de forma importante para o desenvolvimento regional e para a sensibilização ambiental de visitantes e comunidade local. Os resultados revelaram também que as perceções de envolvimento em RSE estão positivamente associadas aos impactos percebidos.
Palavras-chave : Responsabilidade social empresarial; sustentabilidade; turismo; parque temático; partes interessadas.