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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
FRANCA, Alexandra Silva e RUA, Orlando Lima. Influência da orientação empreendedora e das capacidades abortivas no desempenho das exportações. TMStudies [online]. 2016, vol.12, n.1, pp.196-202. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2016.12121.
O objetivo fundamental deste estudo é analisar a influência que a orientação empreendedora e as capacidades absortivas têm no desempenho das exportações das pequenas e médias empresas de calçado. Para tal, adotamos nesta investigação uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, tendo aplicado um questionário a uma amostra de empresas portuguesas exportadoras de calçado. Foi-nos possível concluir deste estudo que a orientação empreendedora e as capacidades absortivas melhoraram o desempenho das exportações das empresas portuguesas de calçado em mercados estrangeiros. Destacamos ainda a sua contribuição para a teoria da gestão estratégica, a qual abrange iniciativas deliberadas e emergentes, incluindo a utilização de recursos e capacidades para melhorar o desempenho do negócio. Este estudo apresenta a orientação empreendedora e as capacidades absortivas como determinantes estratégicos que contribuem positivamente para o desempenho das exportações.
Palavras-chave : Orientação empreendedora.