Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466
Resumo
GALVAO, Ana e PINHEIRO, Marco. Coaching psicológico como impulsionador para melhorar as capacidades de networking de jovens empreendedores. TMStudies [online]. 2019, vol.15, n.1, pp.81-89. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2019.150107.
Segundo o Global Entrepreneurship Index 2018, o empreendedorismo português é abaixo do ótimo, nomeadamente devido à baixa capacidade de networking dos empreendedores portugueses. Como tal, esta investigação foca-se nos traços psicológicos e de personalidade que podem ser a origem desse desempenho abaixo do ótimo. Participaram 331 jovens adultos para realizar a investigação, respondendo a um questionário composto por três partes: uma parte sociodemográfica; o Inventário Português de Características Psicológicas Empresariais (IPCPE); e o Big Five Inventory (BFI-44). Os resultados mostram que os jovens empreendedores têm pontuações mais altas no IPCPE e em quatro das cinco dimensões do BFI-44. No entanto, as diferenças em agradabilidade não são estatisticamente significativas, possivelmente evidenciando uma das razões para competências de networking abaixo do ótimo. Como as capacidades de networking são importantes para o empreendedorismo de sucesso, propomos o desenvolvimento de um programa de coaching psicológico para jovens empreendedores com o objetivo de impulsionr várias competências sociais que melhoram as capacidades de networking.
Palavras-chave : Jovens empreendedores; networking; coaching psicológico; traços de personalidade.