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Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

LUIS, José Ángel Hernández; PIMENTEL, Pedro; COUTO, Gualter  e  CASTANHO, Rui Alexandre. Transporte aéreo interilhas como instrumento de coesão territorial: Açores como estudo de caso. Finisterra [online]. 2024, n.125, pp.19-39.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis29017.

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise da acessibilidade aérea inter-ilhas nas ilhas dos Açores (Portugal). Enquanto espaço afetado pela fragmentação territorial e, ainda por cima, distante entre as diferentes ilhas, o transporte aéreo assume uma importância vital para o desenvolvimento socioeconómico do Arquipélago, facilitando a mobilidade dos residentes e o aumento do turismo. Esta situação é agravada nos Açores pelo baixo peso demográfico e económico, para além do notório desequilíbrio entre ilhas. Metodologicamente, analisamos vários parâmetros de acessibilidade, focando-nos nas operações horárias, pois é onde detetámos os piores rácios. Para tal, tomamos como base os horários das conexões aéreas inter-ilhas de 12 anos (2009-2020) das épocas de inverno, com maior probabilidade de utilização por residentes e, portanto, por motivos de deslocação relacionados com negócios, saúde, administração, etc. Como resultado do artigo, detetamos que embora se tenha trabalhado positivamente com a introdução de obrigações de serviço público aéreo, impondo um certo número de frequências, lugares, tetos tarifários, etc., o pouco interesse em trabalhar num ajustamento dos horários de funcionamento em função da procura está a levar a uma disponibilidade de tempo no destino - numa operação de ida e volta no mesmo dia, muito recorrente na mobilidade inter-ilhas, pouco favorável paraos viajantes em mais de 70% das rotas operacionais.

Palavras-chave : Acessibilidade aérea; insularidade; Açores; coesão territorial; disponibilidade de tempo.

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