SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número125Transporte aéreo interilhas como instrumento de coesão territorial: Açores como estudo de casoAs geoformas como uma primeira aproximação na cartografia dos geossistemas da bacia hidrográfica do rio Pindaré - Amazónia Maranhense/Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

versão impressa ISSN 0430-5027

Resumo

PEDROSO, Mateus Fachin. Uma geografia do que acontece: intersecções da vida de mulheres à luz do contexto geográfico. Finisterra [online]. 2024, n.125, pp.41-54.  Epub 30-Abr-2024. ISSN 0430-5027.  https://doi.org/10.18055/finis31298.

A preocupação central deste artigo foi compreender as trajetórias de vidas experienciadas interseccionalmente por mulheres a partir do conceito de assemblage thinking na produção de seus respectivos contextos geográficos, especificamente, a realidade daquelas que viveram/vivem com o Vírus da Imunodeficiência Humana / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS) em Presidente Prudente - SP, Brasil. Para este estudo foi elencada a articulação metodológica entre a História de Vida e a Análise do Discurso (AD) pautada na produção e análise dos dados qualitativos (infância, juventude, vida adulta). Isso permitiu a interpretação dos sentidos e conexões produzidos pelas participantes da pesquisa mediante as complexas realidades de espaço-tempo, de conteúdo e de agência evidenciadas nas narrativas. As mulheres participantes da pesquisa, lidaram e interagiram com distintos agentes sob a conformidade produzida com/no o contexto geográfico, o que evidenciou modificações constantes em seus campos de possibilidades mediante o destaque de seus principais acontecimentos e pontos de inflexão. Tal entendimento nos faz crer na potencialidade do emprego da assemblage thinking e do contexto geográfico enquanto contribuições para a Geografia, sobretudo, nos campos comprometidos com os sujeitos, suas culturas, corpos e suas interseccionalidades que permitem a leitura do movimento, da continuidade da vida, do novo, do ainda desconhecido.

Palavras-chave : Geografia; assemblage thinking; contexto geográfico; mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )