SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3A construção da identidade através da adoção intercultural na literatura infantil e juvenil contemporâneaDo Conto de Amaro ao Tratado das Ilhas Novas ou da Ilha de São Brandão à Ilha das Sete Cidades: a representação do mundo na idade média e no renascimento entre mito e realidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Diacrítica

versão impressa ISSN 0807-8967

Resumo

TOME, Maria da Conceição Dinis. Ecos do holocausto na literatura portuguesa de potencial receção juvenil. Diacrítica [online]. 2014, vol.28, n.3, pp.121-141. ISSN 0807-8967.

A literatura do Holocausto, constituída por testemunhos de sobreviventes e por produções literárias ficcionadas, tem vindo a ocupar, desde o final da II Guerra Mundial, e de forma particular a partir dos anos 90, um papel importante no conhecimento deste acontecimento histórico. Tendo por base os estudos sobre a ideologia de Hollindale (1992) e Stephens (1992), e no contexto do debate sobre a representação do Holocausto, pretende-se descortinar neste artigo as posições ideológicas veiculadas pelas narrativas portuguesas de potencial receção juvenil que abordam esta temática.

Palavras-chave : Literatura; Holocausto; ideologia; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )