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Análise Psicológica
versão impressa ISSN 0870-8231
Resumo
WELLING, Hans e VASCONCELOS, Susana. O efeito da psicoterapia sobre o rendimento académico. Aná. Psicológica [online]. 2008, vol.26, n.4, pp.651-661. ISSN 0870-8231.
Após a revisão da literatura existente sobre a influência do aconselhamento e da psicoterapia sobre o insucesso académico os autores apresentam os resultados de um estudo s obre o efeito da intervenção psicoterapêutica no rendimento académico no Instituto Superior Técnico. A amostra constituiu-se por 56 alunos que recorreram ao Núcleo de Aconselhamento Psicológico durante os anos lectivos 1996/97 e 1997/98 e que fizeram entre 4 e 43 sessões de psicoterapia individual. Estes alunos mostraram um aumento de 28% no número de exames aprovados no ano seguinte em comparação com o ano anterior à intervenção psicoterapêutica, enquanto o grupo de controlo não mostrou alterações no aproveitamento escolar no mesmo período. Os autores explicam que o efeito encontrado foi bastante superior ao encontrado em estudos anteriores devido ao maior número de sessões efectuadas pelos alunos.
Palavras-chave : Aconselhamento ao estudante; Insucesso académico; Psicoterapia; Rendimento académico.