SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Determinação da matéria orgânica do solo com dois métodos distintos em pomares de pessegueiros da região da Beira Interior, PortugalLaboratórios de avaliação da fertilidade do solo, em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018Xversão On-line ISSN 2183-041X

Resumo

SOUSA, João Ricardo  e  COUTINHO, João. Perda de carbono em resíduos de origem vegetal: efeito das características (bio)químicas iniciais. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2022, vol.45, n.4, pp.351-360.  Epub 01-Dez-2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28467.

A gestão da matéria orgânica do solo, através da aplicação dos resíduos das culturas, pressupõe o conhecimento do respetivo processo de decomposição e mineralização, de modo a fornecer informações importantes, quer ao nível da libertação de nutrientes para as culturas, quer no rendimento de húmus, para a manutenção do fertilidade e qualidade do solo. O objetivo do presente trabalho é avaliar os processos de decomposição de diferentes resíduos vegetais, através da respetiva estimativa da dimensão e dinâmica, com base no ajustamento do modelo exponencial negativo de um reservatório. Os resultados revelaram diferenças significativas para os parâmetros C0 e kC, com os valores a variarem entre os 270 a 661 g/kg e 0,008 a 0,027 dia-1, respetivamente, de acordo com a ordem decrescente: Trem; Pt; Rm; e Fvid=Fcast=Fmac. Foram observadas correlações significativas entre a qualidade (bio)química inicial dos materiais e os C0 e kC, com os indicadores de Csol (r2 0,977***) e Len (r2 0,969 ***) dos resíduos vegetais a revelarem-se como os mais robustos nas estimativas da dimensão e dinâmica dos respetivos processos de perda de C. Estes resultados revelam a necessidade de integração de indicadores mais eficientes na avaliação dos processos de decomposição/humificação, de modo a tornar a aplicação de resíduos orgânicos mais ecocompatível.

Palavras-chave : Carbono; decomposição; humificação; resíduos; solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )