Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Nascer e Crescer
versão impressa ISSN 0872-0754
Resumo
CALIX, Maria José et al. Hemoperfusão com carvão activado na intoxicação grave por carbamazepina. Nascer e Crescer [online]. 2011, vol.20, n.1, pp.23-25. ISSN 0872-0754.
Caso clínico: Os autores apresentam o caso de uma adolescente admitida no Serviço de Urgência por alterações neurológicas de início agudo e progressivas, existindo na residência um familiar medicado com um antiepiléptico. A avaliação inicial revelou sonolência, discurso adequado, disartria, nistagmo, dismetria bilateral e ataxia da marcha. Foi efectuado doseamento sérico de carbamazepina, que revelou valores muito elevados, confirmando intoxicação aguda por este fármaco. Não houve resposta à administração com carvão activado por via gastrointestinal, havendo mesmo agravamento do estado de consciência. Por esta razão, iniciou hemoperfusão com carvão activado, com recuperação completa do quadro neurológico ao m de três horas de tratamento. Conclusão: Os autores sublinham as dificuldades na abordagem de intoxicações graves provocadas por fármacos com forte ligação às proteínas, realçando a eficácia da hemoperfusão com carvão activado.
Palavras-chave : Carbamazepina; intoxicação; sobredosagem; antiepilépticos; hemoperfusão; carvão activado; alteração do estado de consciência.