Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista de Enfermagem Referência
versão impressa ISSN 0874-0283versão On-line ISSN 2182-2883
Resumo
COSTA, Constança; FERREIRA, Paulo Alexandre e SILVA, Ana Catarina. Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea. Rev. Enf. Ref. [online]. 2023, vol.serVI, n.2, e22062. Epub 07-Set-2023. ISSN 0874-0283. https://doi.org/10.12707/rvi22062.
Enquadramento:
A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas.
Objetivo:
Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia.
Metodologia:
Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo.
Resultados:
A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia.
Conclusão:
A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.
Palavras-chave : enfermagem; programa educativo; intervenção coronária percutânea; prevenção secundária; intervenção online.