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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
SA, Diana Sofia Ferreira de; ALBUQUERQUE, Cristina Petrucci e SIMOES, Mário Manuel Rodrigues. Avaliação neuropsicológica da perturbação de oposição e desafio. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.299-317. ISSN 1645-0086.
A Perturbação de Oposição e Desafio (POD) é um dos diagnósticos mais comuns na psicopatologia infantil. O presente estudo pretende: caracterizar o funcionamento neuropsicológico destas crianças, nas áreas da atenção, linguagem e funções executivas, com recurso à Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC); descrever o seu comportamento em situação de teste, através do Guia de Avaliação do Comportamento na Sessão de Teste (GATSB); e estudar a validade discriminante de alguns testes da BANC. A amostra é constituída por: 31 crianças, com diagnóstico recente de POD, dos 5 aos 15 anos; e 31 crianças seleccionadas da amostra de aferição da BANC e equiparáveis às primeiras em termos de idade, género e nível socioeconómico. Os resultados evidenciam um perfil neuropsicológico característico das crianças com POD, com défices em todas as áreas estudadas. Apesar de o comportamento em situação de teste das crianças com POD apresentar uma grande variabilidade, existe uma tendência para exibirem comportamentos de oposição e desafio. Foi ainda possível aferir que os testes da BANC utilizados diferenciam os grupos clínico e de controlo.
Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; BANC; Crianças; Perturbação de Oposição e Desafio.