SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Adaptação do questionário de suporte parental (qsp-6)- versão reduzida para adolescentesQuestionário sobre o uso de substâncias e comportamento sexual: um estudo de validação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GASPAR, Tânia  e  MATOS, Margarida Gaspar de. “Para mim é fácil”: Escala de avaliação de competências pessoais e sociais. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2015, vol.16, n.2, pp.195-206. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/15psd160206.

As competências pessoais e sociais têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como no seu comportamento face aos fatores de risco. A Escala “Para mim é fácil” é um instrumento de medida das competências pessoais e sociais que foi construído e validado pela Equipa Aventura Social www.aventurasocial.com. O presente artigo tem como objetivo o estudo da validação do instrumento. O estudo inclui 960 crianças e adolescentes Portugueses, com média de idades de 15,3 anos (DP=3,7). Inclui 56,8% rapazes de diferentes níveis de escolaridade. A versão estudada do Instrumentos demonstrou boas propriedades métricas, e a estrutura fatorial identifica 5 dimensões da competência social e pessoal (Competências Básicas, Resolução de Problemas, Regulação Emocional, Relações Interpessoais e Definição de Objetivos). A Escala “Para mim é fácil” pode ser considerada um instrumento que responde a uma necessidade e contribui para a investigação e avaliação da intervenção em crianças e adolescentes Portugueses no âmbito especificamente da prevenção e promoção de competências pessoais e sociais e de um desenvolvimento saudável.

Palavras-chave : Competências; Crianças/Adolescentes; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons