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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
RIBEIRO, Beatriz et al. Síndrome de Burnout em uma amostra de professores brasileiros. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2022, vol.23, n.1, pp.290-297. Epub 30-Abr-2022. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/22psd230127.
A Síndrome de Burnout tem atingido trabalhadores em todo o mundo, provocando agravos à saúde mental. Objetivou-se investigar a Síndrome de Burnout em professores de ensino fundamental e médio. Estudo transversal, com 200 professores de escolas estaduais no norte do estado do Paraná-Brasil. Dados coletados por meio de um questionário para caracterização sociodemográfica e do Maslach Inventory Burnout. Para a análise utilizou-se a estatística descritiva e o teste ‘U’ de Mann-Whitney. Houve diferença significativa entre as médias na dimensão realização profissional da característica cor da pele, professores de cor amarela obtiveram média ≤33 pontos (µ = 27,0) indicando níveis altos de burnout, enquanto os docentes negros apresentaram escore de ≥40 pontos (µ = 43,6) indicando níveis mais baixos de burnout. Os professores com nível de doutorado apresentam níveis mais baixos de burnout ≥40 com escore médio obtido de 44,0 pontos na dimensão realização profissional. A cor da pele, situação conjugal, nível de escolaridade, vínculo de trabalho, turno de trabalho e reconhecimento no trabalho como fatores para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. É preciso ações para promover a saúde mental dos professores.
Palavras-chave : Docente; Violência no trabalho; Esgotamento Profissional; Escola.