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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
ANDRADE, Luis de; SILVEIRA, Mariana da; MELO, Jose de e COLARES, Viviane. Apelidação na adolescência: uma revisão de escopo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2023, vol.24, n.2, pp.657-669. Epub 31-Out-2023. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/23psd240219.
Foram analisadas as características dos estudos na literatura científica que abordam o tema “Apelidação na adolescência”. A metodologia envolveu a realização de uma revisão de escopo, que seguiu as diretrizes do PRISMA-ScR (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse - Extension for Scoping Reviews). De 297 trabalhos encontrados, 23 compuseram a seleção final. Poucos foram os estudos cujos objetivos envolviam o termo “apelido”, sinônimos ou derivados. Constatou-se que a tendência das publicações tem sido abordar a temática da apelidação em sua dimensão pejorativa, dentro do bullying e/ou enquanto xingamento, e especificamente associada a questões de gênero e orientação sexual. Quase todos os estudos (21) foram realizados no contexto escolar. Além disto, observou-se uma predominância de estudos de abordagem quantitativa e de delineamento transversal. Diante da escassez da literatura e da influência que o fenômeno da apelidação pode exercer nas relações sociais e na construção identitária do adolescente, considera-se fundamental que sejam realizadas mais pesquisas a respeito da temática, sem que os apelidos sejam limitados à forma pejorativa. Destaca-se, além disso, a importância de serem realizados estudos com outros tipos de desenhos, de modo que possa ser dada abertura para os adolescentes adentrarem em aspectos mais subjetivos a respeito do tema.
Palavras-chave : Adolescente; Apelidos; Xingamento; Escolas; Ciências sociais.