Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
versão impressa ISSN 1645-0523
Resumo
CHIVIACOWSKY, Suzete; MEDEIROS, Franklin L. de; SCHILD, José F.G. e AFONSO, Mariângela R.. Feedback auto-controlado e aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Rev. Port. Cien. Desp. [online]. 2006, vol.6, n.3, pp.275-280. ISSN 1645-0523.
O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da frequência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada e externamente controlada na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em idosos. Vinte e dois idosos na faixa etária de 60 a 76 anos de idade foram utilizados como sujeitos, distribuídos em dois grupos em relação aos diferentes tipos de controle de frequência de CR utilizada: auto-controlada ou externamente controlada. A tarefa consistiu em arremessar um implemento em um alvo. A hipótese testada é que sujeitos que praticam com frequências auto-controladas de CR obtêm maior aprendizagem do que sujeitos que praticam com frequências externamente controladas, conforme resultados anteriores com adultos. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA One-way, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Os resultados mostraram forte tendência de superioridade para o grupo com CR auto-controlado, embora a diferença não seja significativa.
Palavras-chave : aprendizagem motora; feedback; frequência auto-controlada; idosos.