Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Cadernos de Estudos Africanos
versão impressa ISSN 1645-3794
Resumo
CARVALHO, Xénia de. “Em Moçambique… Epa, Porra! Os Filhos dos Dirigentes Tinham Uma Escola!” - Memórias de três gerações e suas narrativas escolares na África subsariana. Cadernos de Estudos Africanos [online]. 2020, n.39, pp.161-185. Epub 12-Jun-2021. ISSN 1645-3794.
Neste artigo argumenta-se que a escola, em contexto pós-colonial, é um espaço (re)produtor de desigualdades sociais, definindo-se como uma instituição transmissora de cultura, um lugar de poder e local de construção da realidade de uma elite que se tem vindo a consolidar desde o período colonial até à atualidade, seguindo um modelo que retrata o ensino na Europa Ocidental. Olhando para as últimas quatro décadas de ensino em Moçambique, enquadradas em três períodos ideológicos e políticos que caracterizam o país, recorrendo à etnografia e recolha de histórias de vida ao longo de três gerações, pretende-se contribuir para o entendimento da aprendizagem e como ela é feita na instituição-escola, percebendo a sua contribuição na construção da emancipação dos atores sociais.
Palavras-chave : pedagogia crítica; geração; etnografia; histórias de vida; narrativa; Moçambique.