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Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa
versão impressa ISSN 1645-4464
Resumo
DALMORO, Marlon e ROSSI, Carlos. Além do made in...: Uma análise exploratória das teorias acerca do comportamento de compra de produtos importados. Rev. Portuguesa e Brasileira de Gestão [online]. 2010, vol.9, n.3, pp.2-10. ISSN 1645-4464.
Este artigo tem como objetivo analisar as teorias de marketing que versam sobre o comportamento de compra de produtos importados e propor uma ampliação do escopo teórico por meio de uma integração das correntes teóricas existentes. Para isto, utilizou-se uma abordagem qualitativa mediante pesquisa bibliográfica. Observa-se que as teorias acerca do comportamento do comprador de produtos importados apresentam lóci distintos, dado que alguns construtos teóricos versam sobre o país de origem e outros sobre o país receptor. O primeiro congrega a Teoria do Efeito País de Origem e o Tipo de Produto e destaca que os consumidores avaliam os produtos importados com base no país de origem destes. O segundo consiste na Teoria do Viés para o Mercado Doméstico e Consumo Etnocêntrico e expressa uma pré-disposição dos consumidores por produtos do mercado domésticos. Apresenta-se uma análise integrada, na qual a dualidade entre o país de origem e o país receptor é moderada pela distância cultural.
Palavras-chave : Comportamento de Compra de Produtos Importados; Distância Cultural; Marketing Internacional; Integração Teórica.