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Revista Lusófona de Educação
versão impressa ISSN 1645-7250
Resumo
SOUSA, Óscar C. de. O desafio da Lusofonia: diversos falares, uma só escrita. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2010, n.16, pp.39-46. ISSN 1645-7250.
No momento, em que o acordo ortográfico, que inclua todos os falantes da língua portuguesa, está em fase de implementação, continua necessário clarificar a natureza do código oral e do código escrito das línguas em geral. Eles representam duas realidades bem distintas: a oralidade é uma aquisição com suporte biológico, prerrogativa do homem quando mergulhado numa comunidade de falantes; a escrita é uma construção cultural que pretende ultrapassar os limites do tempo e do espaço, características associadas à oralidade, e adicionar à mesma dimensões de elaboração e rigor, e que exige ensino. Não existe nenhuma obrigação para a escrita acompanhar a evolução da fala. São dois códigos distintos na sua essência e nas suas funções, pelo que nada impede que a diferentes falares corresponda umúnico código escrito.
Palavras-chave : Língua portuguesa; oralidade; escrita; falares; acordo ortográfico.