Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos
versão impressa ISSN 1645-9911
Resumo
PEREIRA, André; ARAUJO, Álvaro; VARAJAO, João e MORGADO, Leonel. v-Inform - Sistema automático de informação dirigida para o Second Life®. Tékhne [online]. 2008, n.9, pp.131-145. ISSN 1645-9911.
O Second Life® constitui uma excelente plataforma para aplicações de divulgação de informação ou publicidade e reúne uma vasta comunidade de utilizadores, o que o torna num interessante canal de marketing. Neste artigo apresentamos um sistema que possibilita disponibilizar informação ou publicidade a utilizadores do mundo virtual Second Life®, de um modo directo e personalizado, utilizando uma plataforma única para selecção da informação/publicidade dirigida a cada utilizador: o v-Inform. Este sistema permite detectar a presença de avatares perto dos locais de apresentação de informação/publicidade e interage com blocos decisores para determinar qual a informação/publicidade a lhes apresentar. Permite ainda a integração de sistemas decisores variados, que recorram a dados históricos ou outros para decidir qual a informação a apresentar.
Palavras-chave : Second Life; Second Life®; ambientes virtuais; mundos virtuais; marketing dirigido; v-business.