Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Motricidade
versão impressa ISSN 1646-107Xversão On-line ISSN 2182-2972
Resumo
QUINTELA, José Lemos. Futebol e comunicação: influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.561-582. Epub 31-Dez-2022. ISSN 1646-107X. https://doi.org/10.6063/motricidade.28315.
O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influencia os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores reconhessem ter sobre eles.
Palavras-chave : comunicação; futebol; influência; público; percepção; stakeholder.