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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
ROCHA, Eloisa Acires Candal; LESSA, Juliana Schumacker e BUSS-SIMAO, Márcia. Pedagogia da Infância: interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação. Invest. Práticas [online]. 2016, vol.6, n.1, pp.31-49. ISSN 2182-1372.
Este artigo tem como objetivo situar interlocuções disciplinares na busca de caminhos para a delimitação de uma área específica da pesquisa em Educação no Brasil, a qual se denomina de Pedagogia da Infância ou da Educação Infantil (Rocha, 1999). Inicialmente e de forma sintética, são recuperados elementos conceituais presentes em publicações e pesquisas para, em seguida, apresentar uma revisão do percurso e das construções teóricas já realizadas, as quais afirmam a necessidade de consolidação de um diálogo disciplinar para o estudo da educação infantil, sobretudo a partir dos estudos sociais da infância. Posteriormente, o artigo apresenta alguns exercícios de possibilidades dessas interlocuções, em particular, tomando o estudo de Buss-Simão (2012) acerca das relações sociais no âmbito do contexto educativo para a pequena infância. Por fim, concluímos com a indicação de perspectivas e demandas de aprofundamentos relativas aos processos de socialização e à constituição da experiência das crianças na educação infantil.
Palavras-chave : Infância; Pedagogia; Teoria e Prática; Educação Infantil.