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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; ARAUJO, Janice Débora de Alencar Batista e CRUZ, Silvia Helena Vieira. O desenvolvimento da atividade “roda de conversa” em turmas de Educação Infantil. Invest. Práticas [online]. 2019, vol.9, n.2, pp.73-88. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v9i2.166.
Este trabalho é um recorte de duas pesquisas (Araújo, 2017; Paiva, 2016) sobre a “roda de conversa” na Educação Infantil. O objetivo central é descrever e analisar como essa atividade tem acontecido em turmas de creche e pré-escola em dois Centros de Educação Infantil da rede pública municipal de Fortaleza (Ceará, Brasil). A base teórica é constituída pelas contribuições de Vygotsky (2008) e Wallon (2007, 2008) acerca da importância das interações e da linguagem na construção do pensamento e desenvolvimento da criança; e de Rinaldi (2017), Oliveira-Formosinho (2007) e Oliveira-Formosinho e Araújo (2013) em relação à Educação Infantil como espaço de interação, escuta e participação das crianças. Para a produção de dados, foram realizadas observações e entrevistas com uma educadora de creche e uma de pré-escola. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará e o trabalho de campo contemplou todas as exigências éticas para a participação das crianças e educadoras. Os resultados indicam a necessidade da formação inicial e continuada que propicie aos professores reflexões que potencializem a participação e as interações das crianças, tanto no espaço-tempo da “roda de conversa” como em outros momentos da rotina das instituições de Educação Infantil.
Palavras-chave : Roda de conversa; Educação Infantil; Crianças; Interações; Linguagem oral.