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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
FERREIRA, Patrícia; ESTRELA, Antónia; OLIVEIRA, Ana Luísa e ABRANTES, Ana. Didática da língua materna e metodologia de trabalho de projeto: diálogos e interseções. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.31-61. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.202.
Pretende-se apresentar uma análise do papel desempenhado pela língua na metodologia de trabalho de projeto e das aprendizagens linguísticas assim desencadeadas. A partir da análise de materiais didáticos, produções das crianças, registos fotográficos de situações de ensino e aprendizagem e relatos de ocorrências, são discutidos tópicos em torno de dois eixos: a forma como as competências nucleares da língua contribuem para a realização de trabalhos de projeto (i) e o impulso que estes imprimem às aprendizagens linguísticas nos domínios referidos (ii). A análise realizada evidenciou a relação dialógica que se estabelece entre a construção de conhecimentos específicos relacionados com a temática dos projetos e a área científica ou artística em que se inserem e o desenvolvimento de competências linguísticas, destacando-se: a) a relevância de um trabalho explícito focalizado na didática da língua na preparação da realização de trabalhos de projeto e nas várias fases que estes atravessam; b) a riqueza de que se reveste esta metodologia para a contextualização das aprendizagens linguísticas; c) os benefícios que tais contextos envolvem para a construção de saberes em uso, de natureza complexa, que enformam o conceito de literacia e que potenciam o exercício da cidadania.
Palavras-chave : Metodologia de trabalho de projeto; Didática da língua materna; Integração curricular; Literacia.