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Da Investigação às Práticas
versão On-line ISSN 2182-1372
Resumo
LOPES, Ana Sofia e MORGADO, Celda. O género gramatical no nome: dos documentos normativos aos manuais escolares de português do 1.º CEB. Invest. Práticas [online]. 2020, vol.10, n.1, pp.62-77. ISSN 2182-1372. https://doi.org/10.25757/invep.v10i1.201.
O género, como formalismo da língua e marca de concordância, existe somente em línguas que possuem concordância nominal, como o Português Europeu (PE). Esta categoria, no PE, corresponde a uma propriedade inerente aos nomes e são múltiplos os processos fonológicos, morfológicos e sintáticos subjacentes à variação em género nos nomes. Neste estudo exploratório pretendeu-se averiguar como é preconizado o tratamento da categoria nominal supracitada nos documentos normativos de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e investigar como é apresentado cientificamente e proposto pedagogicamente em manuais escolares do 1.º ao 4.º ano.
Palavras-chave : Ensino da gramática; Género; Nome; Processos morfossintáticos; Processos fonológicos.