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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
AGAPITO, Dora; OOM DO VALLE, Patrícia e MENDES, Júlio da Costa. Compreender a Recomendação Turística Através da Imagem do Destino: Uma Análise CHAID. TMStudies [online]. 2011, n.7, pp.33-42. ISSN 2182-8458.
Apesar de os decisores reunirem esforços na gestão de uma imagem favorável ao destino, outros fatores concorrem na decisão dos turistas em revisitar o destino. A recomendação por parte de amigos e familiares, considerada a fonte de informação mais credível no processo de decisão de escolha do local de férias, deverá ser outra componente da fidelização a abordar. Este estudo visa perceber quais os atributos que explicam a intenção de recomendação do destino. Numa primeira fase, identificaram-se os atributos adequados para medir a imagem de Lagos (Algarve), enquanto importante destino de Portugal, através de questões abertas. Numa segunda fase, a aplicação da técnica de dependência chi-square automatic interaction detector (CHAID) a uma amostra de 379 turistas inquiridos permitiu identificar as variáveis que explicam a intenção de recomendação. Os resultados focam a importância da cultura, enfatizando a necessidade de diversificação da oferta dos destinos focada no sol e praia. Dos sete segmentos identificados pela análise CHAID, definiu-se o perfil dos turistas dos dois segmentos que correspondem a tendências opostas.
Palavras-chave : Metodologia CHAID; Imagem do Destino; Recomendação; Turistas; Portugal.