Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes
versão impressa ISSN 2184-0180versão On-line ISSN 1646-9054
Resumo
MAGRO JUNIOR, José Carlos e SILVA, João Carlos Riccó Plácido da. Design Thinking em processos de ensino contemporâneos. Revista Convergências [online]. 2020, vol.13, n.26, pp.23-30. Epub 30-Nov-2020. ISSN 2184-0180. https://doi.org/10.53681/c1514225187514391s.26.14.
O ensino sempre se apropriou de conceitos da antiguidade para desenvolver seus métodos pedagógicos. A sociedade contemporânea teve mudanças no contexto social e interação humano, o aparecimento das novas tecnologias e do mundo conectado desenvolveu gerações que necessitam de outras formas de informação, que estão além das tradicionais. Este fator cria a necessidade do desenvolvimento de novos métodos de ensino, que se utilizem de novas ferramentas para aperfeiçoar as formas pedagógicas. O presente trabalho busca apresentar o Design Thinking como um método que auxilie a reflexão sobre o atual cenário do ensino, apresentando novas abordagens para serem utilizadas em sala de aula. Para tal utiliza-se de diversas publicações cientificas já validadas e comprovadas traçando um paralelo com as possíveis aplicações dos métodos no ensino. Estes encorajam nos professores novos conteúdos e inter-relações complexas de informação, proporcionando a solução de problemas em grupo e o recebimento de feedbacks dos resultados obtidos permitindo novos processos de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave : Design; Design Thinking; Ensino-aprendizagem; Contemporaneidade.